Entre o Mistério e a Evidência: os Magos do Oriente e
os Doutores da Lei
[Comentário 29/06/2017]
Um 'mistério':
"uns magos do oriente" (Mt 2:1)--não dito que eram 3 nem Reis--,
provavelmente relativos à antiga religião de Zoroastro, visto que
"mago", "magush", termo persa, remete-se aos sábios
zoroastrianos, que conheciam a ordem cosmológica. Uma 'evidência': nem Herodes
nem os doutores da Lei nada sabiam. Ficavam, burocraticamente, repetindo as
escrituras. E o pior: o sumo sacerdote judeu, Caifás, o saduceu, tramou a morte
de Jesus.
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*Meu comentário
referente ao texto: "O Direito vem antes do Estado; e a propriedade
privada originou o Direito". Este texto, que é o alvo da crítica,
encontra-se no site <mises.org.br> (Instituto Ludwig von Mises).
Uma falácia
liberal (Comentário 11/07/2017)
Uma falácia
liberal, que vê o mundo por um modelo abstrato. É certo que a noção de
'direito' nunca foi idêntica à sua ideia nos tempos recentes, embora sempre existisse
por uma certa noção natural de "justiça", assimilada pela tradição
que assegurava a ordem humana. E todas as ordens humanas na antiguidade
pautaram-se numa alegada origem "sacra" ou "revelada".
Quando Moisés, p. ex., nas Tábuas da Lei, entregou os Dez Mandamentos, em que
um dos mandamentos dizia "Não furtarás", isto é, não roubar o
"bem alheio", não fez isso por causa da propriedade privada, mas para
orientar e disciplinar, mediante a revelação, o seu povo na "Terra Prometida".
E isso foi antes de Canaã, antes de qualquer "Estado" e qualquer
legitimação de propriedade. Não precisou esperar que primeiro houvesse uma
propriedade para gerar a Lei.
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Templo
Físico e Templo Espiritual [23/07/2017]
Há a confusão
entre um 'templo feito de tijolo' (local) e um 'templo do espírito'
(não-local). Parte esclarecedora: "Mas a 'hora vem', e 'agora é', em que
os verdadeiros adoradores adorarão em 'espírito' e em 'verdade'" (João
4:23). A "hora vem", aqui, guarda o sentido sobre as últimas coisas,
não no conceito de "tempo linear", abstrato, mas a própria
'consumação do Tempo'. O "e agora é", verbo no presente, é a
revelação imutável, dialética ao corpo físico, limitado no 'espaço' e no
'tempo'. Então, não adianta ir a Jerusalém ou viver num templo (físico), se não
há adoração em "espírito". Quando se diz que 'o Espírito habita em
vós', quer dizer que ele não se delimita por denominações. A divisão está entre
aqueles que adoram em espírito e os que não adoram em espírito.
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