Conhecer e
Imaginar: um processo dinâmico e indivisível
Autor: Álvaro Vinícius de Souza
Silva
Data: 15-12-2016
Faz-me convulsionar, às vezes, uma ruptura
entre o conhecimento e a imaginação. Dr. Albert Einstein, em notável exemplo,
dizia em letras inspirativas que a "imaginação é mais importante que o
conhecimento". Por trás dessa famosa citação, firme em seu aparente júbilo
científico, haveria, talvez, uma ideia soturna que não indicaria tão somente a
grande visão "maléfica" que o conhecimento esbanja quando está apenas
tecnicamente dominado, bastante saturado em critérios axiológicos e carente de
expansão crítica. Emergiria facilmente, nesse sentido frasal, a tendente mania
de equiparar graus de importância entre a "atividade de conhecer" e a
"atividade de imaginar". Tanto uma quanto a outra, ao contrário das
distinções didáticas, ou de algum romantismo einsteiniano, não obedece
exclusivamente ao arbítrio de artifícios "estilísticos" do mundo
subjetivo. O "conhecer" e o
"imaginar", em síntese, são faces de um único processo, indivisível e
dinâmico, sobre as quais a nossa consciência recria-as numa dada visão metafórica,
seja em maiores gradações objetivas ou não objetivas.
Publicado no Recanto das Letras.
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